quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Hass - Unprocessed Dementia (resenha)

Hass - Unprocessed Dementia
Por nekromanthorn@yahoo.com.br
(Estandarte do Inferno Distro)

A horda é sulista, com nome em alemão que lembra o sobrenome do herói do nazismo Walter Richard Rudolf Hess e em uma antiga fita demo estava a suástica! Possui tudo para ser uma horda de NS Black Metal, mas não! A Hass é uma das várias hordas do sul que não trata de política em suas letras (pelo menos os títulos dos hinos das antigas demos Unmoralisch Black Metal- 2002 e Incest The Virgin- 2007 não aludem ao nazismo); o nome Hass significa “ódio” em alemão e possui uma pronúncia bem diferente do sobrenome do mártir nazista que era egípcio e foi morto aos 93 anos quando cumpria a sua pena perpétua; e a suástica além de não ser uma criação de Hitler já foi usada por outras bandas de metal que não eram nazistas como o Sepultura! As letras tratam de temas como deturpação da religião, humor negro, necrofilia, morte, ódio, escuridão, e estão no encarte do álbum Unprocessed Dementia. Outra relação que foi feita com o nazismo foi a arte gráfica que nada tem a ver com o Rudolf Hess. Então creio ter deixado claro que a Hass não é uma horda de NS Black Metal!
A horda é formada no início dos anos 2000 por ex-integrantes de Luciferiano, Ausbombem e Impuro, mas não espere encontrar algo semelhante a estas hordas. Hass possui sonoridade específica e eu prefiro não fazer comparações! São nove hinos, totalizando 36 minutos, contendo um cover para "No One Knows I'm Gone" de Tom Waits, que me pareceu pura ironia. O som nem sempre é veloz, e as guitarras são sempre bem trabalhadas e criativas. Há diversas variações executadas por Enmys e Hr. Canello neste CD dedicado por eles as pessoas malvadas, pervertidas, egoístas, arrogantes e feias. O quarto som chamado Redemption Song está disponibilizada na internet.
Depois de lançar duas demos bastante elogiadas pelo underground, Hass lança este álbum oficial Unprocessed Dementia através da união de treze selos e distros (uma parceria inédita), são eles:

Aigan Productions (MG) - www.aiganprod.com.br
Alcatéia Distro (SP) - www.alcateiametal.com
Anaites Records (MA) - www.anaitesrecords.com
Battle Ruins Distro (SP) - www.battleruinsdisto.com
Blasphemic Art Distro (RS) - www.blasphemicartdistro.blogspot.com
Cauterized Produtions (RS) - www.cauterizedprod.com
Corvo Records (SP) - corvorecords@hotmail.com
Desgraça Records (PR) - www.desgraça-records.blogspot.com
Hammer Of Damnation (SP) - www.hammerofdamnation.com.br
Metal Reunion Records (RJ) - musicreunion@gmail.com
Profanação Metálica Distro (MT) - celsodistro@hotmail.com
Underground Brasil Distro (AM) - thony.sacrifice@gmail.com
Violent Records (SP) - www.violentrecs.yolasite.com

A iniciativa foi de Gil Dessoy da Cauterized Productions, ex- Satanael Records. O material gráfico foi bem elaborado, em preto e branco e em papel couchê. Há desnível de qualidade de gravação, com alguns hinos melhor gravados do que outros, os mais mal gravados são os mais brutais, como o destacável Torment, que finaliza este CD. Black Metal para mentes livres e imoralistas.


Nenhum comentário: